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dc.type | Text |
dc.title | COM QUANTAS PEÇAS SE FAZ CIÊNCIA? A ELABORAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
dc.description | Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a estratégia pela qual a peça de teatro “Toda menina é uma rainha”, que integra pesquisa de doutoramento sobre o imaginário de jovens sobre arte e ciência, foi elaborada. Os fundamentos para a escrita da peça foram, principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir de 226 questionários, sobre arte e ciência, respondidos por estudantes entre 12 e 18 anos. No presente trabalho pretendemos discutir como os fundamentos aqui mencionados foram transpostos para a linguagem cênica, visando compor uma peça teatral voltada para a Educação em Ciências. A trama da peça consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado encontro entre Galileu Galileu e William Shakespeare. |
dc.creator | Thelma Lopes Carlos Gardair e Virgínia Torres Schall |
dc.created | 2017-06-25 |
dc.publisher | Fundação Cecierj |
dc.coverage | Divulgação Científica |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16849/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 150.4 KB |
dc.subject | ciência e teatro |
dc.subject | educação científica e arte |
dc.subject | Galileu e Shakespeare |