Nome original do arquivo: Quantas pecas se faz uma.pdf
Tamanho: 150.4 KB
Data: 25/06/2017
Código do Recurso: 16849
Descrição: Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a estratégia pela qual a peça de teatro “Toda
menina é uma rainha”, que integra pesquisa de doutoramento sobre o imaginário de jovens
sobre arte e ciência, foi elaborada. Os fundamentos para a escrita da peça foram,
principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir de 226 questionários, sobre arte e
ciência, respondidos por estudantes entre 12 e 18 anos. No presente trabalho pretendemos
discutir como os fundamentos aqui mencionados foram transpostos para a linguagem cênica,
visando compor uma peça teatral voltada para a Educação em Ciências. A trama da peça
consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao
remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde
vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado
encontro entre Galileu Galileu e William Shakespeare.