A Ludoteca Digital como Espaço de Aprendizagem na Formação de Professores

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16907

  • Título: A Ludoteca Digital como Espaço de Aprendizagem na Formação de Professores
  • Autor(es): Suselei Bedin Affonso
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 06/09/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.465
  • Código do Recurso: 16907
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão crítica acerca das possibilidades formativas proporcionadas pela utilização de espaços virtuais de experimentação na formação de futuros educadores. A partir da implantação de uma ludoteca digital vinculada ao curso de Pedagogia e do acompanhamento de sua utilização pelos acadêmicos junto à comunidade, buscou-se investigar as contribuições desse espaço para promover a aproximação dos alunos com as novas tecnologias que podem ser incorporadas no trabalho pedagógico, bem como refletir sobre as potencialidades e limites desses recursos. Os resultados apontam para a contribuição da disseminação da ludicidade em um ambiente virtual voltado à aprendizagem e à oportunidade de os estudantes experimentarem novos materiais pedagógicos e metodologias que lhes permitam refletir sobre os processos educativos, relacionando teoria e prática.
© Canal CECIERJ 2024