Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16909

  • Título: Videoaulas em primeira pessoa: suas características e sua contribuição para a EaD
  • Autor(es): Guilherme de Carvalho Pereira;Lidiane Maria Magalini
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 06/09/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.475
  • Código do Recurso: 16909
  • Descrição: Desde o início da utilização das ferramentas de vídeo para a educação a distância, vários modelos surgiram de maneira a contribuir com a interação entre aluno e professor. Dentre eles se encontra um modelo de videoaula por meio da captura da tela do computador para ensino de funcionalidades computacionais, entre outros conteúdos. Por utilizar o recurso de câmera subjetiva, tem focalização em primeira pessoa e, assim como no cinema e videogames, proporciona ao aluno-espectador o efeito de imersão e agenciamento, aproximando-o do professor, de quem observa e reproduz as ações. Como ferramenta prática para a EaD mediada por tecnologia, a videoaula em primeira pessoa pode auxiliar no aprendizado dos alunos, no trabalho dos professores e na gestão das instituições.
© Canal CECIERJ 2024