Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração

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  • Título: Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
  • Autor(es): Cezar Fonseca;Catarina Costa Fernandes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 06/09/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.556
  • Código do Recurso: 16916
  • Descrição: O presente artigo visa analisar, na perspectiva dos alunos dos cursos deServiços Públicos e Administração, ambos na modalidade EaD, do Instituto Federal do Paraná – IFPR/Campus Foz do Iguaçu, quais as principais divergências e convergências quanto a estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e avaliação do ensino-aprendizagem que existem entre a modalidade ensino a distância frente à modalidade presencial. Os alunos realizaram um comparativo entre as modalidades, por meio de suas experiências vividas na modalidade presencial em estudos anteriores. Também se verificaram, a partir dessa perspectiva, as desvantagens e vantagens que impactam o desenvolvimento da modalidade na visão do aluno, com quesitos de dificuldades encontradas. O estudo apontou que há 75%, 67%, 69% e 53% de convergência para estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e ensino-aprendizagem, respectivamente.
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