A Arte de Inovar na Educação a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16968

  • Título: A Arte de Inovar na Educação a Distância
  • Autor(es): Andréia Marcelino Ernesto Ribeiro;Zulmara Carvalho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/12/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i3.604
  • Código do Recurso: 16968
  • Descrição: Os métodos tradicionais de solução de problemas, caracterizados como intuitivos e sistemáticos, nem sempre conseguem fornecer soluções criativas e inovadoras, elementos fundamentais para um negócio bem-sucedido. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) e uma aplicação dessa teoria, por meio de consultoria, no design educacional de um programa de Educação a Distância. O artigo está dividido nos seguintes itens: definição da teoria TRIZ, descrição de um estudo de caso que utilizou a TRIZ via aplicabilidade de ferramentas conhecidas como Nine Windows (Nove Janelas) e análise dos resultados obtidos, que geraram um produto com inovação incremental.
© Canal CECIERJ 2024