As Gerações na EaD: Realidades que se conectam

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16969

  • Título: As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
  • Autor(es): Fernanda Fátima Cofferri;Marcia Lorena Saurin Martinez;Tanise Paula Novello
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/12/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i3.607
  • Código do Recurso: 16969
  • Descrição: A educação a distância envolve múltiplos sujeitos, cenários e experiências através das tecnologias digitais, promovendo um processo educativo que se modifica constantemente. Assim, este artigo tem como objetivo identificar quem são os estudantes matriculados, de 2007 a 2016, na modalidade a distância em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tanto, realizou-se um levantamento no sistema da Universidade para ter acessos aos dados de matrícula que permitissem realizar o mapeamento. A análise foi balizada nos estudos do processo evolutivo entre as gerações Baby Boomers, X e Y na perspectiva de Oliveira (2009). Situar temporalmente quem são esses estudantes e quais são as gerações presentes na educação a distância torna-se fundamental, para refletir e elaborar estratégias pedagógicas que atendam os anseios e as especificidades do contexto atual da educação superior pública. Da mesma forma, problematizar o tema é como uma mola propulsora para que as instituições de educação superior (re)pensem a educação a distância como uma latente possibilidade de interações e construções neste processo educativo e coletivo.
© Canal CECIERJ 2024