As Gerações na EaD: Realidades que se conectam

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16969

dc.type Text
dc.title As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
dc.description A educação a distância envolve múltiplos sujeitos, cenários e experiências através das tecnologias digitais, promovendo um processo educativo que se modifica constantemente. Assim, este artigo tem como objetivo identificar quem são os estudantes matriculados, de 2007 a 2016, na modalidade a distância em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tanto, realizou-se um levantamento no sistema da Universidade para ter acessos aos dados de matrícula que permitissem realizar o mapeamento. A análise foi balizada nos estudos do processo evolutivo entre as gerações Baby Boomers, X e Y na perspectiva de Oliveira (2009). Situar temporalmente quem são esses estudantes e quais são as gerações presentes na educação a distância torna-se fundamental, para refletir e elaborar estratégias pedagógicas que atendam os anseios e as especificidades do contexto atual da educação superior pública. Da mesma forma, problematizar o tema é como uma mola propulsora para que as instituições de educação superior (re)pensem a educação a distância como uma latente possibilidade de interações e construções neste processo educativo e coletivo.
dc.creator Fernanda Fátima Cofferri;Marcia Lorena Saurin Martinez;Tanise Paula Novello
dc.created 2017-12-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16969/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i3.607
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject educação a distância
dc.subject estudantes
dc.subject gerações
dc.subject tecnologias
© Canal CECIERJ 2024