Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16997

  • Título: Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
  • Autor(es): Silvana Claudia dos Santos;Layla Julia Gomes Mattos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/03/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.643
  • Código do Recurso: 16997
  • Descrição: Este trabalho teve por objetivo investigar como acontece o estágio supervisionado em uma licenciatura ofertada a distância. Para tanto, o nosso olhar buscou compreender como os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal mineira têm sido propostos pela instituição, como eles são organizados pelo professor responsável pelas disciplinas de estágio e como eles são vivenciados pelos alunos. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e se constituiu na análise de dados de documentos oficiais da universidade, de entrevistas online com a professora orientadora dos estágios e com estagiários e de relatórios de estágios elaborados por alunos do curso. Concluímos que os princípios da racionalidade técnica, pautados na lógica três (teoria) mais um (prática), é ainda dominante. Acreditamos também que um dos principais problemas que a EaD tem vivenciado é justamente o fato de se estar reproduzindo o modelo presencial, partindo da cultura “presencialista”, e elaborando adaptações para o uso de AVA e suas ferramentas, sendo essa uma das dificuldades enfrentadas pelos docentes que atuam na modalidade.
© Canal CECIERJ 2024