Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16997

dc.type Text
dc.title Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
dc.description Este trabalho teve por objetivo investigar como acontece o estágio supervisionado em uma licenciatura ofertada a distância. Para tanto, o nosso olhar buscou compreender como os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal mineira têm sido propostos pela instituição, como eles são organizados pelo professor responsável pelas disciplinas de estágio e como eles são vivenciados pelos alunos. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e se constituiu na análise de dados de documentos oficiais da universidade, de entrevistas online com a professora orientadora dos estágios e com estagiários e de relatórios de estágios elaborados por alunos do curso. Concluímos que os princípios da racionalidade técnica, pautados na lógica três (teoria) mais um (prática), é ainda dominante. Acreditamos também que um dos principais problemas que a EaD tem vivenciado é justamente o fato de se estar reproduzindo o modelo presencial, partindo da cultura “presencialista”, e elaborando adaptações para o uso de AVA e suas ferramentas, sendo essa uma das dificuldades enfrentadas pelos docentes que atuam na modalidade.
dc.creator Silvana Claudia dos Santos;Layla Julia Gomes Mattos
dc.created 2018-03-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16997/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.643
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação Matemática
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Formação inicial de professores
dc.subject Teoria e prática
dc.subject Licenciatura em Matemática
© Canal CECIERJ 2024