Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que dizem os egressos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17010

  • Título: Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que dizem os egressos
  • Autor(es): Patrícia Graciela Rocha;Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro;Mirian Lange Noal
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/04/2018
  • URL:
  • Código do Recurso: 17010
  • Descrição: O presente artigo apresenta as percepções dos egressos dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia na modalidade a distância da UFMS formados em 2012, 2013 e 2014. O questionário on-line, composto por 46 questões distribuídas em cinco blocos, foi divulgado no grupo dos egressos em redes sociais, enviado para o e-mail pessoal dos ex-alunos e encaminhado também via Moodle. Neste estudo, consideraremos as respostas referentes às dez questões do grupo 4 - Avaliação do curso na modalidade a distância. Os resultados evidenciam que grande parte dos informantes aprova a atuação dos professores, dos tutores presenciais e a distância, avalia positivamente as aulas presenciais, os materiais didáticos, as disciplinas ofertadas, as atividades avaliativas e o uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem. Apenas o item relacionado às webaulas não foi tão bem avaliado. A baixa qualidade da internet em algumas cidades e os problemas de conexão dificultam a transmissão de aulas com qualidade. Contudo, mesmo diante dessas e outras dificuldades, é preciso ressaltar o importante papel que a educação a distância vem cumprindo nos municípios do interior do estado, possibilitando a atuação de novos profissionais nas escolas, com formação específica e bastante satisfatória, na percepção dos egressos.
© Canal CECIERJ 2024