Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17010
dc.type | Text |
dc.title | Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que dizem os egressos |
dc.description | O presente artigo apresenta as percepções dos egressos dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia na modalidade a distância da UFMS formados em 2012, 2013 e 2014. O questionário on-line, composto por 46 questões distribuídas em cinco blocos, foi divulgado no grupo dos egressos em redes sociais, enviado para o e-mail pessoal dos ex-alunos e encaminhado também via Moodle. Neste estudo, consideraremos as respostas referentes às dez questões do grupo 4 - Avaliação do curso na modalidade a distância. Os resultados evidenciam que grande parte dos informantes aprova a atuação dos professores, dos tutores presenciais e a distância, avalia positivamente as aulas presenciais, os materiais didáticos, as disciplinas ofertadas, as atividades avaliativas e o uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem. Apenas o item relacionado às webaulas não foi tão bem avaliado. A baixa qualidade da internet em algumas cidades e os problemas de conexão dificultam a transmissão de aulas com qualidade. Contudo, mesmo diante dessas e outras dificuldades, é preciso ressaltar o importante papel que a educação a distância vem cumprindo nos municípios do interior do estado, possibilitando a atuação de novos profissionais nas escolas, com formação específica e bastante satisfatória, na percepção dos egressos. |
dc.creator | Patrícia Graciela Rocha;Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro;Mirian Lange Noal |
dc.created | 2018-04-27 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17010/metadados |
dc.source | |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | educação a distância |
dc.subject | formação de professores |
dc.subject | egressos |