Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que dizem os egressos

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dc.title Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que dizem os egressos
dc.description O presente artigo apresenta as percepções dos egressos dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia na modalidade a distância da UFMS formados em 2012, 2013 e 2014. O questionário on-line, composto por 46 questões distribuídas em cinco blocos, foi divulgado no grupo dos egressos em redes sociais, enviado para o e-mail pessoal dos ex-alunos e encaminhado também via Moodle. Neste estudo, consideraremos as respostas referentes às dez questões do grupo 4 - Avaliação do curso na modalidade a distância. Os resultados evidenciam que grande parte dos informantes aprova a atuação dos professores, dos tutores presenciais e a distância, avalia positivamente as aulas presenciais, os materiais didáticos, as disciplinas ofertadas, as atividades avaliativas e o uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem. Apenas o item relacionado às webaulas não foi tão bem avaliado. A baixa qualidade da internet em algumas cidades e os problemas de conexão dificultam a transmissão de aulas com qualidade. Contudo, mesmo diante dessas e outras dificuldades, é preciso ressaltar o importante papel que a educação a distância vem cumprindo nos municípios do interior do estado, possibilitando a atuação de novos profissionais nas escolas, com formação específica e bastante satisfatória, na percepção dos egressos.
dc.creator Patrícia Graciela Rocha;Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro;Mirian Lange Noal
dc.created 2018-04-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17010/metadados
dc.source
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject educação a distância
dc.subject formação de professores
dc.subject egressos
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