Educação sem Distâncias: Novas Formas de Mediação da Aprendizagem – Um Estudo na Visão Dos Cursistas Rede E-Tec UFRN

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  • Título: Educação sem Distâncias: Novas Formas de Mediação da Aprendizagem – Um Estudo na Visão Dos Cursistas Rede E-Tec UFRN
  • Autor(es): Ana Catarina Alves Coutinho;Igor Matheus Barreto Gurgel
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 16/05/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.619
  • Código do Recurso: 17016
  • Descrição: A educação teve que incorporar novas formas de comunicação e interação devido à globalização, que tornou os espaços mais homogêneos e competitivos, obrigando a lidar com a inovação de conteúdos e de formas. Este trabalho tem como objetivo analisar a rede de ensino e-Tec Brasil com base nas vivências práticas dos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da metodologia proposta por Tori (2002; 2003; 2010; 2017), em que se busca evidenciar a existência ou não da distância no ensino-aprendizagem, considerando os três tipos de distância: espacial, temporal e transacional. Este estudo se caracteriza como descritivo-exploratório quanto aos seus objetivos e, no que se refere ao tratamento do objeto, nomeia-se quantitativo. Os resultados evidenciam que a distância não é um limitador no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Entende-se que não há barreiras espaciais para o conhecimento desses alunos, o que, por sua vez, colabora para a existência de interação entre os professores e os materiais. Ainda há que considerar que, embora tenham sido detectados usos mecânicos de avaliação, isso não se reflete na sensação de proximidade entre aluno-professor e material.
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