Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17016
dc.type | Text |
dc.title | Educação sem Distâncias: Novas Formas de Mediação da Aprendizagem – Um Estudo na Visão Dos Cursistas Rede E-Tec UFRN |
dc.description | A educação teve que incorporar novas formas de comunicação e interação devido à globalização, que tornou os espaços mais homogêneos e competitivos, obrigando a lidar com a inovação de conteúdos e de formas. Este trabalho tem como objetivo analisar a rede de ensino e-Tec Brasil com base nas vivências práticas dos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da metodologia proposta por Tori (2002; 2003; 2010; 2017), em que se busca evidenciar a existência ou não da distância no ensino-aprendizagem, considerando os três tipos de distância: espacial, temporal e transacional. Este estudo se caracteriza como descritivo-exploratório quanto aos seus objetivos e, no que se refere ao tratamento do objeto, nomeia-se quantitativo. Os resultados evidenciam que a distância não é um limitador no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Entende-se que não há barreiras espaciais para o conhecimento desses alunos, o que, por sua vez, colabora para a existência de interação entre os professores e os materiais. Ainda há que considerar que, embora tenham sido detectados usos mecânicos de avaliação, isso não se reflete na sensação de proximidade entre aluno-professor e material. |
dc.creator | Ana Catarina Alves Coutinho;Igor Matheus Barreto Gurgel |
dc.created | 2018-05-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17016/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.619 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação |
dc.subject | Comunicação |
dc.subject | Instrumentos tecnológicos |
dc.subject | Rede e-Tec Brasil |