Educação sem Distâncias: Novas Formas de Mediação da Aprendizagem – Um Estudo na Visão Dos Cursistas Rede E-Tec UFRN

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17016

dc.type Text
dc.title Educação sem Distâncias: Novas Formas de Mediação da Aprendizagem – Um Estudo na Visão Dos Cursistas Rede E-Tec UFRN
dc.description A educação teve que incorporar novas formas de comunicação e interação devido à globalização, que tornou os espaços mais homogêneos e competitivos, obrigando a lidar com a inovação de conteúdos e de formas. Este trabalho tem como objetivo analisar a rede de ensino e-Tec Brasil com base nas vivências práticas dos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da metodologia proposta por Tori (2002; 2003; 2010; 2017), em que se busca evidenciar a existência ou não da distância no ensino-aprendizagem, considerando os três tipos de distância: espacial, temporal e transacional. Este estudo se caracteriza como descritivo-exploratório quanto aos seus objetivos e, no que se refere ao tratamento do objeto, nomeia-se quantitativo. Os resultados evidenciam que a distância não é um limitador no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Entende-se que não há barreiras espaciais para o conhecimento desses alunos, o que, por sua vez, colabora para a existência de interação entre os professores e os materiais. Ainda há que considerar que, embora tenham sido detectados usos mecânicos de avaliação, isso não se reflete na sensação de proximidade entre aluno-professor e material.
dc.creator Ana Catarina Alves Coutinho;Igor Matheus Barreto Gurgel
dc.created 2018-05-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17016/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.619
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação
dc.subject Comunicação
dc.subject Instrumentos tecnológicos
dc.subject Rede e-Tec Brasil
© Canal CECIERJ 2024