Estilos de Aprendizagem e Ensino a Distância na Perspectiva da Inclusão

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  • Título: Estilos de Aprendizagem e Ensino a Distância na Perspectiva da Inclusão
  • Autor(es): Suellen Silva dos Santos de Souza;Glauca Torres Aragon
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 15/06/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.668
  • Código do Recurso: 17028
  • Descrição: Este estudo analisa como a Educação a Distância pode, ao reconhecer os estilos de aprendizagem, contribuir para a inclusão educacional. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca da temática, considerando o período referente aos últimos cinco anos, nas bases de dados Pubmed, SciELO e Google Acadêmico. Constatou-se que os estilos de aprendizagem são importantes instrumentos a serem considerados nos processos de ensino-aprendizagem integrados à modalidade de ensino a distância, sendo esse um instrumento de política pública educacional de democratização de acesso à educação. Assim, articular os diversos estilos de aprendizagem e as propostas pedagógicas no ensino a distância resulta em um processo de viabilização de direitos para os que possuem necessidades educativas especiais ou para os que necessitem desenvolver/estimular outros estilos de aprendizagem, atendendo a políticas voltadas à inclusão educacional. Diante disso, espera-se dos diferentes sistemas de ensino maior atenção no sentido do planejamento contínuo de ações para que seja reforçada a formação continuada dos professores na temática debatida, bem como intervir para que políticas públicas educacionais vigentes, em especial a Educação a Distância, sejam efetivamente acessíveis aos estudantes com necessidades educativas especiais.
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