Estilos de Aprendizagem e Ensino a Distância na Perspectiva da Inclusão

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17028

dc.type Text
dc.title Estilos de Aprendizagem e Ensino a Distância na Perspectiva da Inclusão
dc.description Este estudo analisa como a Educação a Distância pode, ao reconhecer os estilos de aprendizagem, contribuir para a inclusão educacional. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca da temática, considerando o período referente aos últimos cinco anos, nas bases de dados Pubmed, SciELO e Google Acadêmico. Constatou-se que os estilos de aprendizagem são importantes instrumentos a serem considerados nos processos de ensino-aprendizagem integrados à modalidade de ensino a distância, sendo esse um instrumento de política pública educacional de democratização de acesso à educação. Assim, articular os diversos estilos de aprendizagem e as propostas pedagógicas no ensino a distância resulta em um processo de viabilização de direitos para os que possuem necessidades educativas especiais ou para os que necessitem desenvolver/estimular outros estilos de aprendizagem, atendendo a políticas voltadas à inclusão educacional. Diante disso, espera-se dos diferentes sistemas de ensino maior atenção no sentido do planejamento contínuo de ações para que seja reforçada a formação continuada dos professores na temática debatida, bem como intervir para que políticas públicas educacionais vigentes, em especial a Educação a Distância, sejam efetivamente acessíveis aos estudantes com necessidades educativas especiais.
dc.creator Suellen Silva dos Santos de Souza;Glauca Torres Aragon
dc.created 2018-06-15
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17028/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.668
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
dc.subject Inclusão educacional
dc.subject Neurociências
dc.subject Neuroeducação
© Canal CECIERJ 2024