Avaliação da Participação de professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17035

  • Título: Avaliação da Participação de professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
  • Autor(es): Keiciane Canabarro Drehmer Marques;Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/06/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.660
  • Código do Recurso: 17035
  • Descrição: Este estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada.
© Canal CECIERJ 2024