Avaliação da Participação de professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17035

dc.type Text
dc.title Avaliação da Participação de professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
dc.description Este estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada.
dc.creator Keiciane Canabarro Drehmer Marques;Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
dc.created 2018-06-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17035/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.660
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
dc.subject Professores de biologia
dc.subject Formação continuada
© Canal CECIERJ 2024