Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital – UFRN.

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17041

  • Título: Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital – UFRN.
  • Autor(es): Andressa Ferreira Ramalho Leite;Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 10/07/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.684
  • Código do Recurso: 17041
  • Descrição: O presente estudo apresenta uma análise das metodologias aplicadas no Instituto Metrópole Digital em seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, visando atingir como objetivo central a compreensão do ensino e aprendizagem nesse processo educacional. Para tanto, foram identificadas as principais metodologias de ensino adotadas pelos docentes do Instituto, verificando quais os critérios de seleção do método e fatores que influenciam na escolha, buscando perceber qual a autonomia do docente no processo de escolha e a utilização da modalidade a distância – EaD. O estudo se caracteriza quanto à sua metodologia, como exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, em que, para obtenção de dados, foi aplicado um roteiro de questões abertas e fechadas aos docentes dos cursos do Instituto Metrópole Digital - campus Natal, utilizando a plataforma digital Survey Monkey. Como resultado desse estudo, percebe-se que os professores optam preferencialmente pela utilização de métodos interativos de ensino, mesmo utilizando por vezes a aula expositiva-dialogada, e que o perfil do aluno é considerado fator decisivo na escolha do método. As considerações finais desta pesquisa baseiam-se na influência de fatores relacionados às normas do Instituto e à infraestrutura da instituição, o que corrobora, diretamente, a escolha do método de ensino.
© Canal CECIERJ 2024