Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17041
dc.type | Text |
dc.title | Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital – UFRN. |
dc.description | O presente estudo apresenta uma análise das metodologias aplicadas no Instituto Metrópole Digital em seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, visando atingir como objetivo central a compreensão do ensino e aprendizagem nesse processo educacional. Para tanto, foram identificadas as principais metodologias de ensino adotadas pelos docentes do Instituto, verificando quais os critérios de seleção do método e fatores que influenciam na escolha, buscando perceber qual a autonomia do docente no processo de escolha e a utilização da modalidade a distância – EaD. O estudo se caracteriza quanto à sua metodologia, como exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, em que, para obtenção de dados, foi aplicado um roteiro de questões abertas e fechadas aos docentes dos cursos do Instituto Metrópole Digital - campus Natal, utilizando a plataforma digital Survey Monkey. Como resultado desse estudo, percebe-se que os professores optam preferencialmente pela utilização de métodos interativos de ensino, mesmo utilizando por vezes a aula expositiva-dialogada, e que o perfil do aluno é considerado fator decisivo na escolha do método. As considerações finais desta pesquisa baseiam-se na influência de fatores relacionados às normas do Instituto e à infraestrutura da instituição, o que corrobora, diretamente, a escolha do método de ensino. |
dc.creator | Andressa Ferreira Ramalho Leite;Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre |
dc.created | 2018-07-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17041/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.684 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino-aprendizagem |
dc.subject | Ensino à distância |
dc.subject | Metodologia |