POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA SEMIPRESENCIALIDADE EM UM CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17042

  • Título: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA SEMIPRESENCIALIDADE EM UM CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM FÍSICA
  • Autor(es): Antonio Vanderlei Dos Santos;Cleice T. Werner da Rosa;Bianca Stéfani Vieira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 10/07/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.708
  • Código do Recurso: 17042
  • Descrição: O presente estudo investiga uma disciplina curricular operacionalizada na modalidade semipresencial, avaliando suas potencialidades e desafios. O foco centra-se na análise da percepção do professor e dos acadêmicos da disciplina e justifica-se pelo fato de que, ao mesmo tempo em que essa modalidade se revela uma comodidade para os alunos, tem apresentado entraves que limitam sua utilização. A disciplina escolhida para análise apresenta 50% de sua carga horária em atividades na modalidade semipresencial e recorre à Plataforma Moodle para desenvolver tais atividades. Para coleta dos dados, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com o professor da disciplina e de um questionário com os alunos que já cursaram a disciplina. Como resultado, o estudo apontou que na percepção do professor a modalidade se revela com dificuldade para os alunos que não têm o hábito de acessar os materiais no tempo correto e se mostram desorganizados para realizas as atividades. Em termos dos alunos, o estudo identificou que grande parte dos alunos tem familiaridade com o computador, mas que o uso da Plataforma Moodle se mostra uma dificuldade neste tipo de modalidade. Além disso, os alunos apontam os problemas operacionais com a plataforma e falta da presença do professor para auxiliar.
© Canal CECIERJ 2024