POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA SEMIPRESENCIALIDADE EM UM CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17042

dc.type Text
dc.title POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA SEMIPRESENCIALIDADE EM UM CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM FÍSICA
dc.description O presente estudo investiga uma disciplina curricular operacionalizada na modalidade semipresencial, avaliando suas potencialidades e desafios. O foco centra-se na análise da percepção do professor e dos acadêmicos da disciplina e justifica-se pelo fato de que, ao mesmo tempo em que essa modalidade se revela uma comodidade para os alunos, tem apresentado entraves que limitam sua utilização. A disciplina escolhida para análise apresenta 50% de sua carga horária em atividades na modalidade semipresencial e recorre à Plataforma Moodle para desenvolver tais atividades. Para coleta dos dados, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com o professor da disciplina e de um questionário com os alunos que já cursaram a disciplina. Como resultado, o estudo apontou que na percepção do professor a modalidade se revela com dificuldade para os alunos que não têm o hábito de acessar os materiais no tempo correto e se mostram desorganizados para realizas as atividades. Em termos dos alunos, o estudo identificou que grande parte dos alunos tem familiaridade com o computador, mas que o uso da Plataforma Moodle se mostra uma dificuldade neste tipo de modalidade. Além disso, os alunos apontam os problemas operacionais com a plataforma e falta da presença do professor para auxiliar.
dc.creator Antonio Vanderlei Dos Santos;Cleice T. Werner da Rosa;Bianca Stéfani Vieira
dc.created 2018-07-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17042/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.708
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino Semipresencial
dc.subject Física
dc.subject Formação de Professores
© Canal CECIERJ 2024