Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17042
dc.type | Text |
dc.title | POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA SEMIPRESENCIALIDADE EM UM CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM FÍSICA |
dc.description | O presente estudo investiga uma disciplina curricular operacionalizada na modalidade semipresencial, avaliando suas potencialidades e desafios. O foco centra-se na análise da percepção do professor e dos acadêmicos da disciplina e justifica-se pelo fato de que, ao mesmo tempo em que essa modalidade se revela uma comodidade para os alunos, tem apresentado entraves que limitam sua utilização. A disciplina escolhida para análise apresenta 50% de sua carga horária em atividades na modalidade semipresencial e recorre à Plataforma Moodle para desenvolver tais atividades. Para coleta dos dados, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com o professor da disciplina e de um questionário com os alunos que já cursaram a disciplina. Como resultado, o estudo apontou que na percepção do professor a modalidade se revela com dificuldade para os alunos que não têm o hábito de acessar os materiais no tempo correto e se mostram desorganizados para realizas as atividades. Em termos dos alunos, o estudo identificou que grande parte dos alunos tem familiaridade com o computador, mas que o uso da Plataforma Moodle se mostra uma dificuldade neste tipo de modalidade. Além disso, os alunos apontam os problemas operacionais com a plataforma e falta da presença do professor para auxiliar. |
dc.creator | Antonio Vanderlei Dos Santos;Cleice T. Werner da Rosa;Bianca Stéfani Vieira |
dc.created | 2018-07-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17042/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.708 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino Semipresencial |
dc.subject | Física |
dc.subject | Formação de Professores |