Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17049

  • Título: Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente
  • Autor(es): Luiz Gustavo Ribeiro Rolando;Maurício Roberto Motta Pinto da Luz;Daniel Fábio Salvador
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 18/07/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.712
  • Código do Recurso: 17049
  • Descrição: O presente estudo apresenta o relato do uso de ferramentas da Web 2.0 feito por professores de Biologia em sua prática docente, seis meses após participarem de um programa de formação continuada a distância. As atividades práticas realizadas durante esse programa propiciaram aos professores experimentar possibilidades de uso das ferramentas da Web 2.0 para fins de ensino e aprendizagem. Os dados aqui analisados foram obtidos por meio de um questionário online respondido por 93 professores de Biologia. A maior parte deles declarou ter feito uso de pelo menos uma ferramenta da Web 2.0 em sua prática docente. As ferramentas mais utilizadas foram as redes sociais, seguidas de fórum de discussão e blogs. Esse uso foi realizado principalmente a distância, fora do horário da aula. Os professores responderam que conseguiram ensinar melhor o conteúdo e se mantiveram mais motivados a lecionar. De forma geral, eles consideraram que o uso das ferramentas da Web 2.0 teve impacto positivo sobre os alunos. Os achados desta pesquisa sugerem que o programa de formação continuada de professores com foco na integração de tecnologias às bases de conhecimento do conteúdo e pedagógicas do professor pode contribuir positivamente para a integração das ferramentas da Web 2.0 na prática docente.
© Canal CECIERJ 2024