Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17049

dc.type Text
dc.title Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente
dc.description O presente estudo apresenta o relato do uso de ferramentas da Web 2.0 feito por professores de Biologia em sua prática docente, seis meses após participarem de um programa de formação continuada a distância. As atividades práticas realizadas durante esse programa propiciaram aos professores experimentar possibilidades de uso das ferramentas da Web 2.0 para fins de ensino e aprendizagem. Os dados aqui analisados foram obtidos por meio de um questionário online respondido por 93 professores de Biologia. A maior parte deles declarou ter feito uso de pelo menos uma ferramenta da Web 2.0 em sua prática docente. As ferramentas mais utilizadas foram as redes sociais, seguidas de fórum de discussão e blogs. Esse uso foi realizado principalmente a distância, fora do horário da aula. Os professores responderam que conseguiram ensinar melhor o conteúdo e se mantiveram mais motivados a lecionar. De forma geral, eles consideraram que o uso das ferramentas da Web 2.0 teve impacto positivo sobre os alunos. Os achados desta pesquisa sugerem que o programa de formação continuada de professores com foco na integração de tecnologias às bases de conhecimento do conteúdo e pedagógicas do professor pode contribuir positivamente para a integração das ferramentas da Web 2.0 na prática docente.
dc.creator Luiz Gustavo Ribeiro Rolando;Maurício Roberto Motta Pinto da Luz;Daniel Fábio Salvador
dc.created 2018-07-18
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17049/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.712
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Formação continuada de professores
dc.subject Educação a distância
dc.subject Prática docente
dc.subject Web 2
dc.subject 0
© Canal CECIERJ 2022