- Título: Filmes na sala de aula como estratégia pedagógica para aprendizagem ativa
- Autor(es): Erisnaldo Francisco Reis;Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 31/07/2018
- URL:
http://educacaopublica.cecierj.edu.br/revista/?p=42498
- Código do Recurso: 17052
- Descrição: Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de filme para o ensino e aprendizagem de conteúdo de Biologia, sendo esta uma estratégia pedagógica norteada pelas metodologias ativas. A pesquisa foi qualitativa descritiva, envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rubim/MG. As atividades da pesquisa tiveram por base o filme O óleo de Lorenzo. Os resultados apontam que o filme dá possibilidade para o trabalho com conteúdo das disciplinas escolares e que os alunos aceitaram a metodologia e argumentaram que aprenderam de modo fácil. Conclui-se que o filme é um recurso proveitoso para os processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja analisado a priori e as atividades didáticas sejam planejadas criteriosamente.
© Canal CECIERJ 2024