Filmes na sala de aula como estratégia pedagógica para aprendizagem ativa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17052

  • Título: Filmes na sala de aula como estratégia pedagógica para aprendizagem ativa
  • Autor(es): Erisnaldo Francisco Reis;Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 31/07/2018
  • URL: http://educacaopublica.cecierj.edu.br/revista/?p=42498
  • Código do Recurso: 17052
  • Descrição: Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de filme para o ensino e aprendizagem de conteúdo de Biologia, sendo esta uma estratégia pedagógica norteada pelas metodologias ativas. A pesquisa foi qualitativa descritiva, envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rubim/MG. As atividades da pesquisa tiveram por base o filme O óleo de Lorenzo. Os resultados apontam que o filme dá possibilidade para o trabalho com conteúdo das disciplinas escolares e que os alunos aceitaram a metodologia e argumentaram que aprenderam de modo fácil. Conclui-se que o filme é um recurso proveitoso para os processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja analisado a priori e as atividades didáticas sejam planejadas criteriosamente.
© Canal CECIERJ 2024