Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17074

  • Título: Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD
  • Autor(es): Teobaldo Gabriel de Souza Junior;Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 13/08/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.698
  • Código do Recurso: 17074
  • Descrição: A presente pesquisa expõe uma análise a respeito de como as diversas manifestações do design podem influenciar no desempenho dos alunos da Educação a Distância e como estes discentes percebem a disposição dos conteúdos nas salas de aulas virtuais. Na execução deste trabalho, a evasão também foi evidenciada, de modo que não se poderia deixar de investigá-la. Com isso, o objetivo do estudo foi estabelecer uma relação direta entre o design da sala de aula e o nível satisfatório de aceitabilidade/interesse/motivação com o ambiente virtual de aprendizagem. Obviamente que essas variáveis estão ligadas diretamente a causas de evasão. Sendo assim, constatou-se que a disposição dos conteúdos e a forma como as salas de aulas virtuais são postas influenciam no interesse pelas disciplinas e, consequentemente, podem alterar as estatísticas de evasão. Como pressuposto metodológico para a execução da investigação, foi realizada uma revisão bibliográfica em conjunto com a aplicação de questionário eletrônico, direcionado para os diversos atores da modalidade: educandos, professores, coordenadores e tutores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Assim, concluiu-se que existem muitas variáveis para determinar a permanência ou a evasão nos cursos a distância, todavia, o arranjo da plataforma e das salas virtuais são de suma importância para auxiliar no êxito do alunado em geral. Palavras-chave: design e evasão, novo aluno da EaD, sala de aula virtual.
© Canal CECIERJ 2020