Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17074
dc.type | Text |
dc.title | Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD |
dc.description | A presente pesquisa expõe uma análise a respeito de como as diversas manifestações do design podem influenciar no desempenho dos alunos da Educação a Distância e como estes discentes percebem a disposição dos conteúdos nas salas de aulas virtuais. Na execução deste trabalho, a evasão também foi evidenciada, de modo que não se poderia deixar de investigá-la. Com isso, o objetivo do estudo foi estabelecer uma relação direta entre o design da sala de aula e o nível satisfatório de aceitabilidade/interesse/motivação com o ambiente virtual de aprendizagem. Obviamente que essas variáveis estão ligadas diretamente a causas de evasão. Sendo assim, constatou-se que a disposição dos conteúdos e a forma como as salas de aulas virtuais são postas influenciam no interesse pelas disciplinas e, consequentemente, podem alterar as estatísticas de evasão. Como pressuposto metodológico para a execução da investigação, foi realizada uma revisão bibliográfica em conjunto com a aplicação de questionário eletrônico, direcionado para os diversos atores da modalidade: educandos, professores, coordenadores e tutores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Assim, concluiu-se que existem muitas variáveis para determinar a permanência ou a evasão nos cursos a distância, todavia, o arranjo da plataforma e das salas virtuais são de suma importância para auxiliar no êxito do alunado em geral. Palavras-chave: design e evasão, novo aluno da EaD, sala de aula virtual. |
dc.creator | Teobaldo Gabriel de Souza Junior;Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues |
dc.created | 2018-08-13 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17074/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.698 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | design e evasão |
dc.subject | novo aluno da EaD |
dc.subject | sala de aula virtual |