Educação a Distância: identificação dos fatores que contribuíram para a evasão dos alunos no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17085

  • Título: Educação a Distância: identificação dos fatores que contribuíram para a evasão dos alunos no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
  • Autor(es): Rogério Colpani
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 29/08/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.688
  • Código do Recurso: 17085
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de Gestão Empresarial, modalidade a distância, ofertada pela Faculdade de Tecnologia de Mococa. Os resultados obtidos, por meio de uma análise no Sistema de Gestão de Alunos, apontaram um alto índice de evasão, sendo de 56,48% o percentual dos alunos desistentes. Os resultados, advindos dos 26 alunos evadidos que formaram a amostra, apresentaram, de modo geral, a falta de incentivo e apoio de familiares, da instituição de ensino e da organização em que trabalhavam para realização do curso. Como a maioria dos evadidos trabalhavam, apresentaram dificuldades em entregar as atividades propostas dentro dos prazos previstos. Além disso, é possível inferir que houve o desejo pela utilização de material impresso para nortear o processo de construção do conhecimento e a necessidade de aulas presenciais. Contudo, é possível verificar que os alunos evadidos reservavam um tempo médio diário entre 2 a 3 horas para se dedicar a realização das atividades do presente curso e haviam condições (materiais, físicas e ambiente) de estudo.
© Canal CECIERJ 2021