Dinâmica das Relações Interacionais em Fóruns de Discussão em um Curso de Graduação a Distância Representada por Sociogramas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17101

  • Título: Dinâmica das Relações Interacionais em Fóruns de Discussão em um Curso de Graduação a Distância Representada por Sociogramas
  • Autor(es): Germana Costa Paixão;Racquel Oliveira da Silva Souza;Fátima Aurilane de Aguiar Lima;João Paulo Silva Pinheiro;Lydia Dayanne Maia Pantoja
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/10/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.741
  • Código do Recurso: 17101
  • Descrição: O trabalho analisa a dinâmica das relações entre alunos, professores e tutores em fóruns de interação de um curso de graduação em Ciências Biológicas. Para tanto, o nível de interação foi observado em fóruns de discussão de quatro disciplinas curriculares e representadas por sociogramas elaborados com o software Pajek®. Percebeu-se que o aluno desempenha papel central nas discussões e na construção do processo de ensino aprendizagem e que sua participação nas disciplinas se torna progressivamente mais autônoma como o desenvolvimento temporal do curso. Observou-se ainda que a quantidade de participações nem sempre está diretamente relacionada com a qualidade, já que os alunos que mais postaram comentários nem sempre geraram interações significativas. Logo, é possível inferir que os sociogramas são ferramentas importantes para interpretação dos dados e avaliação de participação de alunos, professores e tutores em fóruns de discussão.
© Canal CECIERJ 2024