Dinâmica das Relações Interacionais em Fóruns de Discussão em um Curso de Graduação a Distância Representada por Sociogramas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17101

dc.type Text
dc.title Dinâmica das Relações Interacionais em Fóruns de Discussão em um Curso de Graduação a Distância Representada por Sociogramas
dc.description O trabalho analisa a dinâmica das relações entre alunos, professores e tutores em fóruns de interação de um curso de graduação em Ciências Biológicas. Para tanto, o nível de interação foi observado em fóruns de discussão de quatro disciplinas curriculares e representadas por sociogramas elaborados com o software Pajek®. Percebeu-se que o aluno desempenha papel central nas discussões e na construção do processo de ensino aprendizagem e que sua participação nas disciplinas se torna progressivamente mais autônoma como o desenvolvimento temporal do curso. Observou-se ainda que a quantidade de participações nem sempre está diretamente relacionada com a qualidade, já que os alunos que mais postaram comentários nem sempre geraram interações significativas. Logo, é possível inferir que os sociogramas são ferramentas importantes para interpretação dos dados e avaliação de participação de alunos, professores e tutores em fóruns de discussão.
dc.creator Germana Costa Paixão;Racquel Oliveira da Silva Souza;Fátima Aurilane de Aguiar Lima;João Paulo Silva Pinheiro;Lydia Dayanne Maia Pantoja
dc.created 2018-10-19
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17101/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.741
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
dc.subject Interações
dc.subject Sociograma
© Canal CECIERJ 2024