Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras

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  • Título: Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras
  • Autor(es): Daniela Mendes Vieira da Silva;Agnaldo da Conceição Esquincalha;Victor Augusto Giraldo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/02/2019
  • URL:
  • Código do Recurso: 17160
  • Descrição: O presente artigo apresenta um estado do conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática (CVP) em dissertações e teses brasileiras publicadas até agosto de 2018. Para tanto,  faz-se uma breve apresentação da metodologia de pesquisa do tipo estado do conhecimento, destacando suas principais características e delimitando o escopo da busca. Em uma primeira etapa, realizou-se uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que retornou onze trabalhos. Na segunda etapa, fez-se a leitura dos resumos dos trabalhos levantados e estabeleceu-se, a partir daqueles que abordassem diretamente as CVP, o corpus da pesquisa, que é composto de oito produções acadêmicas: três dissertações e cinco teses. Na terceira etapa, foi realizada a leitura integral dos trabalhos, a identificação de categorias emergentes e análise dos trabalhos. Como resultados, destacam-se as contribuições dos trabalhos selecionados, organizadas em três categorias e discutidas a partir dos autores, como preconiza a literatura sobre estado do conhecimento. Por fim, destaca-se a importância das CVP como comunidades virtuais que agregam profissionais com interesses em comum e que, segundo os autores pesquisados, facilita e promove o compartilhamento de ideias, promoção de novos conhecimentos de maneira coletiva e integrada, com indícios de desenvolvimento profissional.
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