Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17160
dc.type | Text |
dc.title | Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras |
dc.description | O presente artigo apresenta um estado do conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática (CVP) em dissertações e teses brasileiras publicadas até agosto de 2018. Para tanto, faz-se uma breve apresentação da metodologia de pesquisa do tipo estado do conhecimento, destacando suas principais características e delimitando o escopo da busca. Em uma primeira etapa, realizou-se uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que retornou onze trabalhos. Na segunda etapa, fez-se a leitura dos resumos dos trabalhos levantados e estabeleceu-se, a partir daqueles que abordassem diretamente as CVP, o corpus da pesquisa, que é composto de oito produções acadêmicas: três dissertações e cinco teses. Na terceira etapa, foi realizada a leitura integral dos trabalhos, a identificação de categorias emergentes e análise dos trabalhos. Como resultados, destacam-se as contribuições dos trabalhos selecionados, organizadas em três categorias e discutidas a partir dos autores, como preconiza a literatura sobre estado do conhecimento. Por fim, destaca-se a importância das CVP como comunidades virtuais que agregam profissionais com interesses em comum e que, segundo os autores pesquisados, facilita e promove o compartilhamento de ideias, promoção de novos conhecimentos de maneira coletiva e integrada, com indícios de desenvolvimento profissional. |
dc.creator | Daniela Mendes Vieira da Silva;Agnaldo da Conceição Esquincalha;Victor Augusto Giraldo |
dc.created | 2019-02-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17160/metadados |
dc.source | |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Comunidades Virtuais de Prática |
dc.subject | Estado do Conhecimento |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional |