Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17160

dc.type Text
dc.title Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras
dc.description O presente artigo apresenta um estado do conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática (CVP) em dissertações e teses brasileiras publicadas até agosto de 2018. Para tanto,  faz-se uma breve apresentação da metodologia de pesquisa do tipo estado do conhecimento, destacando suas principais características e delimitando o escopo da busca. Em uma primeira etapa, realizou-se uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que retornou onze trabalhos. Na segunda etapa, fez-se a leitura dos resumos dos trabalhos levantados e estabeleceu-se, a partir daqueles que abordassem diretamente as CVP, o corpus da pesquisa, que é composto de oito produções acadêmicas: três dissertações e cinco teses. Na terceira etapa, foi realizada a leitura integral dos trabalhos, a identificação de categorias emergentes e análise dos trabalhos. Como resultados, destacam-se as contribuições dos trabalhos selecionados, organizadas em três categorias e discutidas a partir dos autores, como preconiza a literatura sobre estado do conhecimento. Por fim, destaca-se a importância das CVP como comunidades virtuais que agregam profissionais com interesses em comum e que, segundo os autores pesquisados, facilita e promove o compartilhamento de ideias, promoção de novos conhecimentos de maneira coletiva e integrada, com indícios de desenvolvimento profissional.
dc.creator Daniela Mendes Vieira da Silva;Agnaldo da Conceição Esquincalha;Victor Augusto Giraldo
dc.created 2019-02-25
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17160/metadados
dc.source
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Comunidades Virtuais de Prática
dc.subject Estado do Conhecimento
dc.subject Desenvolvimento Profissional
© Canal CECIERJ 2024