Os Desafios da Análise Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17177

  • Título: Os Desafios da Análise Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância
  • Autor(es): Marcelo Ferreira de Melo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 03/04/2019
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.734
  • Código do Recurso: 17177
  • Descrição: Este trabalho teve por objetivo investigar o que acontece em uma disciplina de Análise Matemática num curso de licenciatura ofertada a distância. Para isso, buscamos compreender como a disciplina Introdução à Análise do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal cearense tem sido proposta pela instituição, como ela é ministrada pelo professor responsável e como ela é vivenciada pelos alunos. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e se constituiu na análise de dados de documentos oficiais da universidade, de entrevistas com o professor responsável pela disciplina e das atividades virtuais e presenciais realizadas por alunos do curso. Concluímos que, embora ensinar e aprender Análise Matemática a distância seja algo muito mais desafiador do que na modalidade presencial, o que pode fazer a diferença no rendimento dos estudantes, além de interagir nos fóruns e entregar os portfólios dentro do prazo, é a participação efetiva nas aulas ministradas por meio de webconferência. Em tempos de crise financeira, em que os encontros presenciais estão cada vez mais escassos, a utilização de webconferências tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino e aprendizagem de Análise Matemática.
© Canal CECIERJ 2024