Os Desafios da Análise Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17177

dc.type Text
dc.title Os Desafios da Análise Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância
dc.description Este trabalho teve por objetivo investigar o que acontece em uma disciplina de Análise Matemática num curso de licenciatura ofertada a distância. Para isso, buscamos compreender como a disciplina Introdução à Análise do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal cearense tem sido proposta pela instituição, como ela é ministrada pelo professor responsável e como ela é vivenciada pelos alunos. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e se constituiu na análise de dados de documentos oficiais da universidade, de entrevistas com o professor responsável pela disciplina e das atividades virtuais e presenciais realizadas por alunos do curso. Concluímos que, embora ensinar e aprender Análise Matemática a distância seja algo muito mais desafiador do que na modalidade presencial, o que pode fazer a diferença no rendimento dos estudantes, além de interagir nos fóruns e entregar os portfólios dentro do prazo, é a participação efetiva nas aulas ministradas por meio de webconferência. Em tempos de crise financeira, em que os encontros presenciais estão cada vez mais escassos, a utilização de webconferências tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino e aprendizagem de Análise Matemática.
dc.creator Marcelo Ferreira de Melo
dc.created 2019-04-03
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17177/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.734
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino de Matemática
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Licenciatura em Matemática
dc.subject Análise Matemática
dc.subject Webconferência
© Canal CECIERJ 2024