Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17237
dc.type | Text |
dc.title | Marco Regulatório da Educação à Distância no Brasil de 1961 a 2017: Uma análise histórico–crítica |
dc.description | Este trabalho contextualiza as políticas públicas no âmbito da Educação a Distância - EaD, refletindo sobre seus processos de privatização e precarização. Apresenta quadro cronológico com marco regulatório em EaD no Brasil abrangendo os anos de 1990 a 2018, analisando os documentos criticamente. Conclui que entidades e reuniões internacionais influenciam diretamente as políticas públicas no Brasil, contribuindo para a definição da pauta das reformas educacionais para o mundo periférico, que as políticas públicas educacionais têm favorecido as grandes empresas, que vêm lucrando ainda mais com a precarização da educação e que as mais recentes políticas de flexibilização vêm favorecendo o crescimento da EaD no Brasil, que pode ganhar um fortalecimento com o oferecimento do ensino médio nessa modalidade, aprovado recentemente, marcando uma conjuntura neoconservadora e de mercantilização da educação. |
dc.creator | Miriam de C. C. M. Mattos;Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva |
dc.created | 2019-06-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17237/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.751 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Políticas públicas |
dc.subject | ensino a distância |
dc.subject | Teoria histórico-critica |
dc.subject | legislação |