O Papel do Tutor na Humanização da Aprendizagem na Educação a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17244

  • Título: O Papel do Tutor na Humanização da Aprendizagem na Educação a Distância
  • Autor(es): Simone Guimarães Custódio;Márcia Maria Dias Reis Pacheco;Camila Aparecida Silva Rosa Marinelo;Laís Renó Satalibe Costa;Giovanna Velloso dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 15/08/2019
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.767
  • Código do Recurso: 17244
  • Descrição: A Educação a Distância cumpre uma exigência da globalização trazendo o acesso ao conhecimento de maneira mais rápida e eficiente. Nessa modalidade, a internet torna-se cada vez mais uma fonte de informações pluricultural de alcance comunitário. No entanto, uma das dificuldades nessa metodologia de ensino parece ser a ausência de acompanhamento pedagógico eficiente. Compreender como deve acontecer a tutoria, quais as características do profissional que atua nessa modalidade pode tornar esse processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Este artigo investiga a(s) maneira(s) adequada(s) como esse processo de acompanhamento deve ser desenvolvido para que o aluno obtenha sucesso no processo de aprendizagem no ensino a distância. Buscou-se identificar os agentes facilitadores na aquisição do conhecimento com qualidade segundo os autores Jean Piaget e Lev Vygotsky e, com base nos pressupostos teóricos de Behar (2009) a respeito do modelo pedagógico em EaD, delineou-se o perfil e a preparação acadêmico-pedagógica necessária aos profissionais dessa área, a fim de que possam colaborar efetivamente com o desenvolvimento do educando nesse processo. A metodologia constitui-se de pesquisa bibliográfica.
© Canal CECIERJ 2024