Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17244
dc.type | Text |
dc.title | O Papel do Tutor na Humanização da Aprendizagem na Educação a Distância |
dc.description | A Educação a Distância cumpre uma exigência da globalização trazendo o acesso ao conhecimento de maneira mais rápida e eficiente. Nessa modalidade, a internet torna-se cada vez mais uma fonte de informações pluricultural de alcance comunitário. No entanto, uma das dificuldades nessa metodologia de ensino parece ser a ausência de acompanhamento pedagógico eficiente. Compreender como deve acontecer a tutoria, quais as características do profissional que atua nessa modalidade pode tornar esse processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Este artigo investiga a(s) maneira(s) adequada(s) como esse processo de acompanhamento deve ser desenvolvido para que o aluno obtenha sucesso no processo de aprendizagem no ensino a distância. Buscou-se identificar os agentes facilitadores na aquisição do conhecimento com qualidade segundo os autores Jean Piaget e Lev Vygotsky e, com base nos pressupostos teóricos de Behar (2009) a respeito do modelo pedagógico em EaD, delineou-se o perfil e a preparação acadêmico-pedagógica necessária aos profissionais dessa área, a fim de que possam colaborar efetivamente com o desenvolvimento do educando nesse processo. A metodologia constitui-se de pesquisa bibliográfica. |
dc.creator | Simone Guimarães Custódio;Márcia Maria Dias Reis Pacheco;Camila Aparecida Silva Rosa Marinelo;Laís Renó Satalibe Costa;Giovanna Velloso dos Santos |
dc.created | 2019-08-15 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17244/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.767 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |
dc.subject | Tutoria presencial |
dc.subject | Qualidade de ensino |
dc.subject | Acompanhamento |