Expectativas dos Acadêmicos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17443

  • Título: Expectativas dos Acadêmicos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância
  • Autor(es): Graziela Ferreira de Souza e Victória Mottim Gaio
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/05/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.879
  • Código do Recurso: 17443
  • Descrição: O presente artigo é fruto de uma investigação realizada com acadêmicos iniciantes do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, com o objetivo de apontar as expectativas dos estudantes em relação a sua formação. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionamentos enviados aos acadêmicos  através de um formulário on line. Tendo como aporte metodológico a Análise de Conteúdo, foi possível eleger três categorias emergentes para análise das respostas dos estudantes, tais como: Formação inicial para a docência; Formação para a Gestão Educacional; Formação para aprimorar conhecimentos e práticas pedagógicas. Como análises e reflexões destacam-se as expectativas para a inserção na carreira do magistério e para a ampliação de conhecimentos, além disso, foi possível ressaltar a importância do acompanhamento dos acadêmicos, por parte dos tutores, oferecendo encontros formativos e grupos de estudos a fim de promover a expansão na compreensão do seu curso e da formação na qual estão inseridos.
© Canal CECIERJ 2024