A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17453

  • Título: A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais
  • Autor(es): Wanderlucy Czeszak, Daniela Melaré Vieira Barros, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Daniela Jordão Garcia Perez
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 01/04/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941
  • Código do Recurso: 17453
  • Descrição: Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso online, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.
© Canal CECIERJ 2024