- Título: A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais
- Autor(es): Wanderlucy Czeszak, Daniela Melaré Vieira Barros, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Daniela Jordão Garcia Perez
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 01/04/2020
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941
- Código do Recurso: 17453
- Descrição: Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso online, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.
© Canal CECIERJ 2024