A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17453

dc.type Text
dc.title A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais
dc.description Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso online, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.
dc.creator Wanderlucy Czeszak, Daniela Melaré Vieira Barros, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Daniela Jordão Garcia Perez
dc.created 2020-04-01
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17453/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Interação
© Canal CECIERJ 2024