- Título: Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD
- Autor(es): Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo, Gisele Ramos Scheffer e Isabela Nardi da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 13/07/2020
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.942
- Código do Recurso: 17454
- Descrição: Este estudo teve por objetivo explorar os laboratórios remotos (LR) e suas potencialidades, para atividades práticas na Educação a Distância. Os LR são dispositivos que podem apoiar as atividades experimentais e, assim, proporcionar um importante recurso para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem em cursos nas modalidades presencial e a distância. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como estratégia um estudo de caso. Foram disponibilizados para a pesquisa doze laboratórios remotos construídos pelo grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). Participaram da pesquisa, realizada nos anos de 2018 e 2019, 293 alunos de cursos de graduação na modalidade EaD. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line que foi preenchido pelos alunos após o acesso a um LR. O questionário, composto por 24 itens, incluiu itens que buscaram examinar a percepção dos estudantes sobre a experimentação remota no que tange a critérios sobre a percepção da aprendizagem, a usabilidade, utilidade e sua satisfação ao utilizar os laboratórios remotos. O escore médio de Likert para a totalidade dos itens do questionário foi 3,98; o coeficiente de alfa de Cronbach apurado foi de 0,92. A pesquisa indicou que os alunos apresentaram receptividade positiva à proposta do estudo, e avaliações foram positivas a todos os temas explorados, reconhecendo os laboratórios remotos como ferramenta válida e importante para o ensino e a aprendizagem.
© Canal CECIERJ 2024