Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17454

dc.type Text
dc.title Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD
dc.description Este estudo teve por objetivo explorar os laboratórios remotos (LR) e suas potencialidades, para atividades práticas na Educação a Distância. Os LR são dispositivos que podem apoiar as atividades experimentais e, assim, proporcionar um importante recurso para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem em cursos nas modalidades presencial e a distância. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como estratégia um estudo de caso. Foram disponibilizados para a pesquisa doze laboratórios remotos construídos pelo grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). Participaram da pesquisa, realizada nos anos de 2018 e 2019, 293 alunos de cursos de graduação na modalidade EaD. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line que foi preenchido pelos alunos após o acesso a um LR. O questionário, composto por 24 itens, incluiu itens que buscaram examinar a percepção dos estudantes sobre a experimentação remota no que tange a critérios sobre a percepção da aprendizagem, a usabilidade, utilidade e sua satisfação ao utilizar os laboratórios remotos. O escore médio de Likert para a totalidade dos itens do questionário foi 3,98; o coeficiente de alfa de Cronbach apurado foi de 0,92. A pesquisa indicou que os alunos apresentaram receptividade positiva à proposta do estudo, e avaliações foram positivas a todos os temas explorados, reconhecendo os laboratórios remotos como ferramenta válida e importante para o ensino e a aprendizagem. 
dc.creator Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo, Gisele Ramos Scheffer e Isabela Nardi da Silva
dc.created 2020-07-13
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17454/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.942
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024