Perspectivas para a Utilização do Meme na Elaboração de Materiais Didáticos para EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17461

  • Título: Perspectivas para a Utilização do Meme na Elaboração de Materiais Didáticos para EaD
  • Autor(es): Rute Grael Jorge
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/08/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.957
  • Código do Recurso: 17461
  • Descrição: O desenvolvimento tecnológico e a integração global através da internet transformaram a linguagem e a comunicação, trazendo novos desafios educacionais. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a discutir os principais aspectos que devem ser considerados na utilização do meme no material didático para EaD. Para alcançar os objetivos, propôs-se conceituar e tratar dos principais aspectos da linguagem textual do gênero ?meme?. Em seguida, buscou-se um maior entendimento sobre os processos subjetivos e afetivos da comunicação no contexto da cibercultura. Por fim, procurou-se expandir a compreensão do material didático como principal elemento de mediação da aprendizagem na Educação a distância. Longe de ser uma conclusão definitiva sobre a temática, o presente estudo revelou-se uma reflexão aberta sobre a utilização da linguagem como mediadora de abordagens pedagógicas mais coerentes com as dinâmicas de linguagem associadas à contemporaneidade.
© Canal CECIERJ 2024