Recursos Educacionais Abertos no Ensino Fundamental Anos Iniciais: um Estudo entre Professores do Brasil e Estados Unidos da América

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17462

  • Título: Recursos Educacionais Abertos no Ensino Fundamental Anos Iniciais: um Estudo entre Professores do Brasil e Estados Unidos da América
  • Autor(es): Irene Zangalli e Ademir Aparecido Pinhellli Mendes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/07/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.958
  • Código do Recurso: 17462
  • Descrição: O artigo relata uma pesquisa comparativa de dados coletados por meio de questionários aplicados a docentes atuantes no Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFI) entre os países Brasil e Estados Unidos da América (EUA). Participaram dela 84 docentes, sendo 52 do Brasil e 10 dos EUA. De natureza qualitativa, compõe-se de análise da legislação e coleta de dados por questionário de opinião respondido via Google Forms e disponibilizado via WhatsApp e papel impresso. Teve como objetivo examinar se os professores conhecem, usam, reutilizam e compartilham conteúdos de Recurso Educacional Aberto (REA), comparando docentes do Brasil e EUA. Os resultados revelam necessidades distintas de REA entre os professores e de maior divulgação de REA aos docentes do EFI de ambos os países.
© Canal CECIERJ 2024