As Barreiras da Criatividade dos Egressos do Ensino Superior EAD e Presencial

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17463

  • Título: As Barreiras da Criatividade dos Egressos do Ensino Superior EAD e Presencial
  • Autor(es): Joseli Konig Ramos, Jeane Caroline Boeira, Adriana Kroenke e Maria Jose Carvalho de Souza Domingues
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 13/06/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.965
  • Código do Recurso: 17463
  • Descrição: A criatividade está presente em nosso dia a dia. Ela se destaca tanto nosambientes pessoais, assim como nos escolares e profissionais. Com este artigo, tem-se o objetivo de verificar se há barreiras na criatividade dos egressos do ensinosuperior nas modalidades de ensino EAD (Ensino a distância) e presencial,pluricurriculares. Para isso, foi aplicado um questionário por escala likert de 7 pontospara 283 egressos do ensino superior. Realizou-se o embasamento teórico sobrecriatividade e o indivíduo, suas barreiras elencadas em quatro construtos,inibição/timidez; falta de tempo/oportunidade; repressão Social; falta de motivação.Os dados foram analisados através de correlação, obtendo, como resultado dasanálises dos dados, a indicação de que ambos os ensinos se correlacionam de formapositiva quanto às barreiras do desenvolvimento da criatividade para o EnsinoPresencial e Ensino EAD. Há de se considerar que o Ensino EAD ainda se mostra comresultados superiores, sendo possível encontrar fundamentos adicionais e explicaçõesmais detalhadas sobre o tema.
© Canal CECIERJ 2024