Voz aos Evadidos: a Evasão Escolar da Licenciatura em Matemática Ofertada na Educação a Distância na UniCesumar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17464

  • Título: Voz aos Evadidos: a Evasão Escolar da Licenciatura em Matemática Ofertada na Educação a Distância na UniCesumar
  • Autor(es): Antoneli da Silva Ramos e Paulo César Gomes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/06/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.966
  • Código do Recurso: 17464
  • Descrição: A evasão escolar é fenômeno complexo, multideterminado e multidimensional que afeta pessoas e inúmeras instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Nossos objetivos foram (a) mapear e identificar o perfil do estudante evadido e suas principais motivações para o abandono da licenciatura em Matemática ofertada na modalidade a distância numa instituição de Ensino Superior privada e (b) compreender o fenômeno da evasão e seus determinantes a partir das perspectivas dos evadidos. Para isso, aplicamos um questionário on-line dirigido aos 1.000 participantes, evadidos de 2014 a 2018, oriundos de diferentes cidades e estados brasileiros. Nossos resultados desta pesquisa quali-quantitativa sugerem que participantes são, prevalentemente, homens casados; com renda de 2 a 4 salários-mínimos; que possuem filhos e têm faixa etária entre 20 e 40 anos de idade; atuam como professores e moram na região sul do Brasil. Contudo, destacaram que abandonaram o curso, mormente, por dificuldades assim elencadas: a ausência do contato presencial com professores e colegas, a falta de apoio do tutor presencial, os problemas em estabelecer cursar disciplinas da área da Matemática (Álgebra, Cálculo, Estatística, Geometria Analítica, entre outras)  e manter rotinas pessoais e de estudo, por graves motivações financeiras e até mesmo em receber adequado auxílio on-line dos professores. 
© Canal CECIERJ 2024