Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17464
dc.type | Text |
dc.title | Voz aos Evadidos: a Evasão Escolar da Licenciatura em Matemática Ofertada na Educação a Distância na UniCesumar |
dc.description | A evasão escolar é fenômeno complexo, multideterminado e multidimensional que afeta pessoas e inúmeras instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Nossos objetivos foram (a) mapear e identificar o perfil do estudante evadido e suas principais motivações para o abandono da licenciatura em Matemática ofertada na modalidade a distância numa instituição de Ensino Superior privada e (b) compreender o fenômeno da evasão e seus determinantes a partir das perspectivas dos evadidos. Para isso, aplicamos um questionário on-line dirigido aos 1.000 participantes, evadidos de 2014 a 2018, oriundos de diferentes cidades e estados brasileiros. Nossos resultados desta pesquisa quali-quantitativa sugerem que participantes são, prevalentemente, homens casados; com renda de 2 a 4 salários-mínimos; que possuem filhos e têm faixa etária entre 20 e 40 anos de idade; atuam como professores e moram na região sul do Brasil. Contudo, destacaram que abandonaram o curso, mormente, por dificuldades assim elencadas: a ausência do contato presencial com professores e colegas, a falta de apoio do tutor presencial, os problemas em estabelecer cursar disciplinas da área da Matemática (Álgebra, Cálculo, Estatística, Geometria Analítica, entre outras) e manter rotinas pessoais e de estudo, por graves motivações financeiras e até mesmo em receber adequado auxílio on-line dos professores. |
dc.creator | Antoneli da Silva Ramos e Paulo César Gomes |
dc.created | 2020-06-27 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17464/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.966 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | A pesquisa contou com financiamento próprio |