Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17468

  • Título: Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa
  • Autor(es): Alcimar Kowalski, João Mattar, Lohayny Costa Barbosa e Lilian Soares Alves Branco
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 07/07/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983
  • Código do Recurso: 17468
  • Descrição: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma revisão da literatura em língua portuguesa sobre o fenômeno da evasão na educação a distância. A revisão incluiu apenas pesquisas empíricas, que tiveram algum tipo de coleta de dados qualitativos ou quantitativos. Seus objetivos foram identificar as causas para a evasão em educação a distância e recomendações para modelos ou ferramentas que permitam às instituições de ensino anteciparem-se à evasão dos seus alunos. Os resultados apontaram que as principais causas da evasão descritas pela literatura se posicionam antes do início dos cursos: falta de orientação aos alunos que entram na modalidade e formação inadequada dos tutores. O artigo conclui que as instituições que oferecem educação a distância devem se preocupar em propor módulos de acolhimento a seus alunos e com a formação continuada de seus tutores, e não apenas em prever e evitar a evasão quando os cursos já estão em andamento.
© Canal CECIERJ 2024