Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17468
dc.type | Text |
dc.title | Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa |
dc.description | Este artigo apresenta e discute os resultados de uma revisão da literatura em língua portuguesa sobre o fenômeno da evasão na educação a distância. A revisão incluiu apenas pesquisas empíricas, que tiveram algum tipo de coleta de dados qualitativos ou quantitativos. Seus objetivos foram identificar as causas para a evasão em educação a distância e recomendações para modelos ou ferramentas que permitam às instituições de ensino anteciparem-se à evasão dos seus alunos. Os resultados apontaram que as principais causas da evasão descritas pela literatura se posicionam antes do início dos cursos: falta de orientação aos alunos que entram na modalidade e formação inadequada dos tutores. O artigo conclui que as instituições que oferecem educação a distância devem se preocupar em propor módulos de acolhimento a seus alunos e com a formação continuada de seus tutores, e não apenas em prever e evitar a evasão quando os cursos já estão em andamento. |
dc.creator | Alcimar Kowalski, João Mattar, Lohayny Costa Barbosa e Lilian Soares Alves Branco |
dc.created | 2020-07-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17468/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Abandono escolar |
dc.subject | EaD |
dc.subject | Formação de professores |
dc.subject | Tutor |
dc.subject | Desistência do aluno |