Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17468

dc.type Text
dc.title Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa
dc.description Este artigo apresenta e discute os resultados de uma revisão da literatura em língua portuguesa sobre o fenômeno da evasão na educação a distância. A revisão incluiu apenas pesquisas empíricas, que tiveram algum tipo de coleta de dados qualitativos ou quantitativos. Seus objetivos foram identificar as causas para a evasão em educação a distância e recomendações para modelos ou ferramentas que permitam às instituições de ensino anteciparem-se à evasão dos seus alunos. Os resultados apontaram que as principais causas da evasão descritas pela literatura se posicionam antes do início dos cursos: falta de orientação aos alunos que entram na modalidade e formação inadequada dos tutores. O artigo conclui que as instituições que oferecem educação a distância devem se preocupar em propor módulos de acolhimento a seus alunos e com a formação continuada de seus tutores, e não apenas em prever e evitar a evasão quando os cursos já estão em andamento.
dc.creator Alcimar Kowalski, João Mattar, Lohayny Costa Barbosa e Lilian Soares Alves Branco
dc.created 2020-07-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17468/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Abandono escolar
dc.subject EaD
dc.subject Formação de professores
dc.subject Tutor
dc.subject Desistência do aluno
© Canal CECIERJ 2024