Desafios para a Formação Técnica em Saúde na Educação a Distância

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  • Título: Desafios para a Formação Técnica em Saúde na Educação a Distância
  • Autor(es): Fernanda Rosiak Gonzaga Faleiro, Cristiane Lopes Simão Lemos e Clever Gomes Cardoso
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/05/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.990
  • Código do Recurso: 17472
  • Descrição: As escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) são referência no Brasil para a qualificação e formação de técnicos de nível médio em saúde para o sistema público. Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos diretores dessas escolas sobre a educação a distância (EaD) na formação do pessoal de nível médio em saúde para o SUS. Foi dado enfoque aos desafios da formação técnica e à percepção do que seria uma concepção de formação técnica ideal nessa modalidade. Métodos: Foi realizado um estudo exploratório-descritivo com abordagem quanti-qualitativa, utilizando questionário eletrônico para coleta de dados. Resultados: Em relação aos desafios, foram levantados financiamento das instalações e aquisições de equipamentos, formação de equipe técnica capacitada e capacitação dos alunos para EaD. Constatou-se que a concepção e o perfil ideal para a formação técnica em EaD está diretamente relacionada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, ou seja, formação do pessoal da saúde a partir da problematização do seu processo de trabalho, metodologias ativas, conhecimento para resolutividade do SUS (pragmatismo) e o princípio da integração ensino/serviço.
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